Vivemos em um país democrático, então - pelo menos em tese - temos direito a liberdade, seja ela de que for. Temos o direito de ir e vir, temos o direito de falar o que quiser e temos também, o direito de concordar ou não com algo. Mais nem sempre foi assim, nesse mesmo país que hoje é tão democrático, houve tempos de uma terrível ditadura, onde as pessoas mal podiam sair de casa, e muito menos reivindicar seus direitos.
Durante os 10 anos da ditadura militar, a censura foi um grande aliado dos militares, com isso, eles calavam a boca de qualquer pessoa que se opusesse ao governo. Nesse tempo, a censura valeu expressivamente, para diversas musicas de grandes personalidades brasileira inconformadas, com a tal realidade. Pena que a censura, não é um fato relacionado apenas a ditadura, mais hoje também, podemos perceber que ela está sempre presente, quantas novelas não já foram censuradas, quantos piii já ouvimos, e quantas vezes nós mesmos nos censuramos, com medo de ser mal interpretados? Não saberíamos contar.
Sabemos que a ditadura acabou a anos, mais será que hoje realmente temos a liberdade de expressão?
Te respondo que não. A censura começa muitas vezes por nós. É raro hoje, encontrar alguém que não tenha medo de falar tudo o que pensa. E quando existe uma pessoa assim, pode ter certeza, que ela é muito criticada por isso. No mundo hipocríta que vivemos, ninguém quer ouvir a verdade, preferem viver uma doce ilusão, onde pensam que tudo o que falamos ou que escrevemos não tem o menor valor, eles não acreditam que nossas opiniões não podem salvar o mundo.
As palavras têm uma força enorme, por isso que as pessoas tem tanto medo delas, preferem a censura ao aceita-las. Isso nos leva a entender porque lutamos tanto por uma liberdade, da qual nunca iremos possuir completamente.

5 Comentários

Thai Nascimento disse...

Concordo com você quando disseque muitas vezes a censura parte de nós mesmos. Quantas vezes o respeito humano, o medo de ir contra as opiniões da maioria, nos fazem calar?

Boa sorte no BK.

Natália disse...

é isso ai bêbê! hahahaha.

Anônimo disse...

Não tinha visto o lay do blog ainda, tá muito lindo.

Jamylle disse...

eu, particurlamente, tenho uma ânsia muito grande pela minha liberdade.
mas, existem aqueles que não sabem fazer bom uso dela. é um problema!
beijo :*

Natália disse...

Ei bêbê leva o livro vendedor de sonhos pra escola porque eu quero ler, já acabei de ler o meu!

beiiijos!