Nos últimos tempos, a imagem de brasileiros pobre, que vive na floresta e que não tem Internet, desceu por agua abaixo. Saímos do terceiro mundo, para o subdesenvolvimento. Superamos o esquecimento, e tornamos uma promessa, através das nossas matérias primas. Hoje, não precisamos ter os cofres cheios, para acreditarem em nossa força. Mas, toda essa valorização repentina, criou um estereótipo, um tanto falso, do Brasil e dos brasileiros. E, em conseqüência disso, recebemos o titulo de povo mais "Cool". Mas será que somos tão descolados assim?
Sem dúvidas, somos um povo alegre, que não tem medo das dificuldades, e que ainda faz piada da própria desgraça. Faço parte de um povo que tem o melhor Carnaval do mundo, que tem as mais belas praias e ainda tem os craques mais caros do mundo da bola. Mas é só isso? NÃO! O nosso Carnaval, não resume ao Rio de Janeiro, esqueceram do frevo e do axé baiano? E nem todas as mulheres tem samba no pé. Se vem para o Brasil, é melhor saber que não é em cada esquina que você encontra uma bela praia com um sol escaldante. Eu sei também, que o Pelé é uma personalidade importante, mais outras também estão ganhando espaço, como o Bernadinho do volêi e o Felipe Massa da formula 1. O Brasil é tão imenso que não é sensato querer defini-lo. Ainda mais com definições tão vagas.
Esse titulo dado pela CNN, parece mais a escolha da rainha do baile das escolas americanas, pois só recebem a coroa, a mais bonita, popular e descolada da escola. O estereótipo dado ao Brasil se assemelha a isso. Todos os acontecimentos recentes, como presidenta mulher, e entre outros, ajudaram bastante a chegarem nessa conclusão. Mas o povo brasileiro não se resume a isso. Não somos descolados só porque uma emissora famosa declarou, somos descolados por sermos fortes suficientes e não desistirmos nunca, apesar de tudo. Somos fortes porque superamos qualquer dificuldade. Então se quiser definir o Brasil, não pense em samba, pense em superação!

11 Comentários

George Bueno disse...

Gostei do texto!

Boa sorte nessa disputa super saudável!

Vamos ser parceiros?

Já to te seguindo!

Bjs


.:.
http://leia-atentamente.blogspot.com/
.:.
Um pouco de poesia não faz mal à ninguém.
Visite o Blog. Se gostar, curta no facebook e siga no twitter! http://twitter.com/leiaatentamente

ticoético disse...

Categórica com as palavras,inda acho que tem um "quê" de jornalista,tem uma bela crítica e uma percepção que eu adoro,enfim,continue.
abraço !

Kaline disse...

'' O Brasil é tão imenso que não é sensato querer defini-lo.''
Adorei o texto. Sempre acho que as pessoas precisam um pouco do seu ponto de vista!
Adoro passar por aqui e saber mais sobre eles! *-*
beijos, Thaíse!

Moda & Design disse...

Adorei o texto.. Estou voltando com o blog. beijos

Edenilton disse...

Ótimo post

gcavalcanti disse...

Sem perder o passo levamos a vida com graça, driblamos as dificuldades, damos um show de hospitalidade de carisma.
Dá orgulho ser brasileiro.

Thais disse...

"Então se quiser definir o Brasil, não pense em samba, pense em superação!" - Disse tudo! Temos infinitas qualidades que poderiam ser levadas em conta para esse título, mas eles resolvem avaliar coisa que não dizem muito do cárater brasileiro. Não que o samba e as nossas lindas paisagens sejam supérfluos, mas a impressão que eles passam é o que o Brasil é só isso e pronto! Só samba, só carnaval, só festa, só mulher bonita e com pouca roupa. Difícil ser levado a sério com essa imagem, ainda bem que no meio de tudo isso, estamos conseguindo ter destaque e ganhar certa importância em assuntos mundias.

Vanessa disse...

Achei muito interessante a associação que fez com a "rainha do baile das escolas americanas". É isso mesmo! Esse estereótipo tão difundido me entristece.

Dayane Pereira disse...

Gostei muito do texto;. Fico injuriada quando falam do Brasil como um lugar que só tem mato, e mulheres vulgares que andam peladas! O ruim é que muita gente ainda contribui para esse pensamento por parte dos estrangeiros. E por mais que noss pais esteja mudando muito lá fora, ainda assim, vai demorar muito pra virarmos o jogo!

Mandy. disse...

gostei do texto. Os gringos podiam perceber que somos muita mais do que praia, futebol e carnaval
bjos

Yasmin Kuhnert disse...

Ótimo ponto de vista, o Brasil ganhou como país mais "cool" mas pelo motivo trocado. Claro que samba, futebol, alegria e tudo mais conta. Porém o mais incrível é que o brasileiro consegue superar muitos problemas com o sorriso no rosto, acreditando. Isso tudo somado a melhora do país faz o Brasil merecedor do titulo. Parabéns pelo Blorkutando! Ah, estava pensando, se você quer um novo layout? Faz tempo que fiz esse e mudei bem de estilo, fazendo no photoshop agora, estão no estilo que está usando hoje em dia, como os da Jana, etc. enfim, quando quiser mudar. Só falar.