O que o nordeste e o orgulho têm em comum? Talvez seja por que todo nordestino tem orgulho de ser o que é. Motivos têm de sobra. Explicações podem ser desnecessárias, mas diante de todas as situações que meus olhos vêem, passa a ser algo conveniente. Todas as palavras que irão ser ditas a seguir, para um nordestino não serão nada novas. Mas para as pessoas que vivem em regiões distintas, e que é capaz de escrever em redes sociais palavras de incentivo a violência contra os nordestinos, será algo a ser pensado. O Brasil é um país maravilhoso, especial, por ser um país que convive com suas diferenças, a convivência nem sempre é passiva, mas já vem de suas origens. O país foi formado por três bases diferentes, e seu povo querendo ou não, tem um pouquinho de cada uma delas. Isso significaria que querer que algo se eleve a outro, seria algo banal, porém não é. Se todos foram feitos da mesma origem, se somos iguais pelas nossas diferenças, por que ainda existe tanta desigualdade social no nosso país? Se um país é tão grande e tão rico, porque querer dividi-lo em regiões, e ainda nessas regiões por que tanto pré-conceito entre as mesmas? Isso são coisas que não consigo entender.
Somos pertencentes a um único país, porque determinada região é melhor que a outra? É lógico que cada região deve ter suas particularidades, mas jamais deveria fazer disso motivo para diminuir a outra região. Para mim não importa quanto dinheiro a região contribui para o crescimento do país, afinal somos um só, e competição não existe com um participante. E se a taxa de analfabetismo, de fome e miséria, de desemprego e mortalidade infantil, é alta em determinada região, significa que as autoridades deste país devem fazer algo para solucionar os problemas existentes. Para mim não importa se os nordestinos falam cantando, pois isso não é motivo para não querer oportunizá-lo, pois não é o sotaque que determina a capacidade de cada um. Não importa se aqui o calor é da moléstia, se gorduras a mais te dão um bucho, e se a cada dez palavras que dizemos cinco são oxente, pois o português é cheio de dialetos. Afinal, o que mais existe, são pessoas que falam o português da forma mais padrão possível, porém, seu caráter muitas vezes não é tão correto quanto seu português.
Eu particularmente tenho um orgulho sem tamanho da região que vivo. Orgulho-me de fazer parte de um povo guerreiro, que acha água na pior seca, que não se abala com o sol forte, e que sabe reconhecer e agradecer a cada chuva e cada sol que aparece por aqui. Uma das grandes contradições de nossa sociedade é essa, o povo guerreiro que saiu de suas terras migrou para outras em busca de crescimento, e com seu trabalho forte ajudou a construir uma das cidades mais importante do nosso país, recebeu e ainda recebe cuspe em cima de seu suor. Por todo o esforço que os nordestinos nunca negaram a ninguém, ainda existem pessoas que os odeiam, todo esse neonazismo, esse pré-conceito camuflado é totalmente desnecessário, e o pior defeito do ser humano, é a falta de reconhecimento.
Minha vontade não é a devoção aos nordestinos, mas que pelo menos parem de menosprezá-los, da mesma forma que negros, homossexuais, merecem respeito, os nordestinos também merece. Se todos sabem valorizar nossas belezas naturais, por que não valorizar o povo que não mede esforços para receber bem os turistas?
Para concluir esse pensamento, lembro que nossa futura presidente, já disse que o nordeste não ficava no Brasil, mas quanto às palavras subentendidas restam duas saídas, ou ela é mais uma preconceituosa e mal informada, que tem o pensamente pequeno e não reconhece que a pessoa que a ajudou a estar na posição que ela estar hoje, é nordestino. Ou ela super valoriza o nordeste de tal forma que chega a pensar que esse merece ser um país distinto do Brasil, entre as duas saídas, infelizmente não sei qual é a mais viável.

Apenas uma visão minha,
Thaíse.

5 Comentários

Renata Fagundes disse...

Seja bem vinda ao Cítrico Thaíse

fico feliz que faça parte da nossa mistura :)

beijos cintilantes

Ana Carolina disse...

Oi flor
seu blog é bem inspirador, adorei...obrigada pelo comentário no Sweet Caroline.
Estou seguindo o seu também.

Sweet Kisses

Kaline disse...

Uma visão e tanto vc tem hein..
''...porém, seu caráter muitas vezes não é tão correto quanto seu português.''

E sem mais..

eu sou nordestina com muito orgulho!
tava com saudades de ler seu blog e adorei esse texto e o seu ponto de vista como sempre..
beijos, linda!

Michele disse...

Oi, Thaise!

Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Ser mãe é mesmo bom demais, desde o primeiro "positivo"! :)

Não sei quanto tempo ficarei no blog, mas no twitter fica mais fácil manter contato! hehe

Quanto ao post, não consigo entender como pode alguém ainda ter preconceito contra quem quer que seja. É uma violência desnecessária e uma ignorância sem tamanho! O que dou é valor aos nordestinos que mesmo no meio de um monte de dificuldades que mal conhecemos do lado de cá, lutam na vida com uma dignidade tremenda!

Beijo, flor!

Naty Araújo disse...

Realmente, heim...
Esse post tem toda razão. Só que ainda vou além...
Não são só os nordestinos que tem orgulho de ser o que é, ainda há outros.

Só que, DEFINITIVAMENTE, sou contra a Dilma.
Sério.. sou a favor até do Tiririca à presidência, se possível. Como já fiz um post falando de ambos lá no marcadores "opiniões", caso queira ler.
Só que, Dilma... meu.. quem é essa? O que fez? Quem foi?
Fiquei absurdamente horrorizada quando ela disse que as pessoas saíam do nordeste pra irem ao Brasil, como se estivessem nos EUA, né?
Enfim... Aqui acaba meu desabafo. Acho um cúmulo pessoas sem cultura, sem inteligência o suficiente assumir um posto tão importante pra nós, brasileiros. Sendo que somos nós mesmos que o colocamos lá, pelo menos eu não poluí minha consciência votando num ser como este.