Por mais estranho que isso possa ser, tenho uma péssima percepção de tempo, os dias, as horas, os minutos passam e eu só percebo depois que eles passaram mesmo. Não costumo fazer planos, muito menos promessas, consequentemente passo a não criar expectativas, essa foi a forma que eu aprendi para sempre me surpreender ao invés de me decepcionar. Sendo assim, não espero nada, então tudo que vier é lucro. O ano de 2010, para mim já veio como um susto pois não tinha ideia que já era 2010, um dia estávamos aí, comemorando a virada do século, e já tem quase uma década disso. A ideia de já ser 2011 é assustadora, principalmente por saber que corremos sério risco de morrer em menos de dois anos.
Deixando de lado os pensamentos negativos, pude perceber o quanto tudo mudou, o ano passou rápido, e isso ninguém pode negar. Além de que o ano que termina foi cheio de surpresas, para o mundo e para mim. Não termino o ano com a sensação de dever cumprido, afinal nem tinha um dever de verdade. Mas termino com a sensação que fiz o que pude, não fui nenhuma salvadora da pátria, mas vivi cada dia como eu podia viver, sei que não quis ultrapassar o horizonte, mas também não quis ser o que eu não sou. Sobretudo, tive experiências sem igual e não saio de 2010 como eu entrei nele.
Além das minhas surpresas pessoais, o ano que se encerra também reservou surpresas para todos. No Brasil, o ano de eleições teve a primeira presidente mulher eleita, Dilma Rousseff. Mas também o Brasil abraçou uma causa e pode saber através dos jovens o que é ser Marineiro. Um ano marcado pela política, e através das eleições tínhamos a chance de mudar o nosso cenário político, mas pelo que eu vi o brasileiro não sabe votar. Acham que voto em protesto, não é mais nulo e sim em um palhaço declarado. Infelizmente os fatos ruins desse ano não fica só na política, é uma pena ver toda a violência ainda presente, o ano termina com imagens feias, que não sabemos se é de paz ou de guerra, e que ainda foram protagonizada pelas pessoas que vivem nas favelas cariocas, me preocupa o fato desse ambiente ser o palco das festas do esporte, fico com uma dúvida será que estamos preparados para isso?
Uma coisa é certa, não podemos lembrar só das coisas ruins que aconteceram, brasileiro tem mania disso, mas vou fugir um pouco desse padrão e lembrar também de todos os fatos bons. Os reecontros, os carinhos, a descoberta de que podemos resolver conflitos com o diálogo. Além de que esse ano em especial, podemos ver o quanto que o brasileiro é solidário, ajudamos os haitianos, e ajudamos também os nordestinos que tanto sofreram, com os efeitos climáticos. Tivemos também uma grande lição de esperança, pois os mineiros do Chile, nos ensinou que nunca devemos desistir. Outro fato que me marcou, foi ver que a China estar mostrando sua força, através do seu trabalho. E também o mundo ter voltado os olhos para o continente esquecido, e pelo menos durante a copa pudemos todos valorizar a cultura africana. Apesar do Brasil não ter levado o caneco, todos aprendemos o que é força de vontade com o Mandela.
Não podia terminar essa minha retrospectiva particular, sem lembrar do fato que mais me marcou esse ano. Nunca pensei que um simples efeito climático podia destruir tantas coisas. Não foi fácil para mim, ver tanta destruição bem pertinho de mim. Os lugares de o sol brilhava tanto, foi tomado por lama das chuvas fortes que por dias atingiram o meu Nordeste, e principalmente a minha Alagoas. Em 2010, não vi a chuva destruir as casas, os pertences das pessoas, a vi destruindo os sonhos de pessoas que pouco já tinham.
De 2010, nunca esquecerei. Fatos, imagens, pessoas, me fizeram lembrar para sempre desse ano que estar para acabar. Lembranças ficaram guardadas, e me as promessas de um ano melhor.
Bem, esse é o ultimo post de 2010 e a minha ultima participação no Blorkutando nesse ano. Essa foi a minha retrospectiva pessoal, e espero que todos vocês façam a sua, nem que seja só em sua cabeça, pois é muito bom, digo por experiência própria. Ah, desejo a vocês uma execelente virada de ano, e que em 2011, vocês possam realizar o que não puderam em 2010. Muitas felicidades nesse ano que se aproxima, e contem sempre com o Palavras ao Vento em 2011 :) Beijos.

8 Comentários

Anônimo disse...

Oie seguindo,me segue taambem?
http://bloggerfaby.blogspot.com/
Obg *-*

Tay disse...

UOl, belo texto.
Feliz Ano Novo.

bjus =*

gcavalcanti disse...

Nesse contexto de eleições, copa 2010 foi muito importante. Sentirei saudades do governo Lula.

Kaline disse...

Oi linda!!
Feliz ano novo..
saiba que é mto bom ler seus textos! =)
muitas felicidades!
bjus

Clara Soares disse...

adorei seu blog! pura verdade tudo o que você escreveu
estou te seguindo , me segue também ? beijos
feliz ano novo

Raíssa T. Klasman disse...

tem selo pra você lá no Smile, ok? Beijos:* R. smileonly-now.blogspot.com

Mariah disse...

que post bonito! adorei... muito obrigada por ter passado no meu blog! vou te seguir, viu? :)

Unknown disse...

Sábias palavras...

Um ótimo 2011 pra vc, viw?
bjs bjs

http://mayhigh-low.blogspot.com/