Vivemos num país que quer espantar o nome 'terceiro mundo', então diz com todas as letras que está em desenvolvimento e sonha com o status de primeiro mundo através do pré-sal. Um óleo que fica em baixo da camada de sal do nosso solo, alimenta as expectativas de um Brasil rico, de um Brasil respeitado. Um Brasil que se espelha numa potencia mundial: Estados Unidos da América.
Quando penso nisso, me desespero, porque sei que escolhemos a potencia errada, esse país não deve ser espelho para ninguém. Muitos sonhas em conhece-lo, mais não vejo nada de interessante lá, ao não ser pessoas que mais parecem máquinas de trabalhar e consumir, um país que não dá a miníma importância ao meio ambiente, ao futuro do nosso planeta, eles só pensam em ser os melhores. Mais um dia a casa deles vai cair, e nem o Obama vai dar jeito.
Pode não querer assinar o protocolo de quioto, para não interferir o desenvolvimento do país, mais cruzar os braços e assistir de camarote o vazamento de petróleo no golfo do México é demais. Esse desastre eles vão sentir na própria pele, isso foi um absurdo que fizeram e as providências que tomaram, porque colocar esponjas para absorver o petróleo, não vai salvar a vida marinha, e nem acabar com a poluição. É engraçado com eles não tem medo de gastar dinheiro com guerras e mais guerras, mais não gastam a fortuna deles com o bem estar do próprio país. Quanta hipocrisia.
As consequencias quem irá sofrer, são os próprios, quando perceberem que não podem comer e beber dinheiro, depois disso irão perceber que não deixaram um planeta digno aos seus filhos e netos. Respeitarão o meio ambiente, mais esse já não irá existir, colheram o que plantam hoje, e é uma pena que não germinam boas sementes.
Me preocupa muito essa descorbeta do pré-sal em nosso país, será que temos estrutura para lidar com essa riqueza? Será que o Brasil quando ficar rico, esquecerá de preservar o planeta? Essas perguntas me faço, e não acho respostas, mais uma coisa me é claro, o que aconteceu lá, não está longe de acontecer aqui.




Edição opinativa do bloínquês. Queria muito escrever sobre esse tema e não tinha a oportunidade, essa foi a minha chance. Assisti no Legendários uma materia muito interessante sobre esse tema, me inspirei neles. Felipe Solari sou sua fã! Beijos para quem é de beijo.

6 Comentários

Leticía Gomes disse...

muito bem dito todo o texto, tha.

tinha uma história indígena que li uns anos atrás. ela dizia algo eprto disso: "quando o homem branco transformar tudo em ouro, vai morrer, porque não dá pra beber nem comer ouro."
e, sabe, me deprime um pouco saber que a humanidade está com as décadas contadas. está todo mundo focado nos vícios mundanos. sabe, eu estou também, também sou culpada por tudo isso. sabe o tipo de gente que só aprende quando perde? é o homem. a gente só vai aprender a cuidar direito da terra quando ela for destruida. não vai ter salvação, eu acho que isso é justo conosco.
mas levar todos os outros animais é tão cruel, não?
sei lá. muita coisa pra pensar.

Tânia disse...

AAH.. eu tenho medos das respostas.. sinceramente, acredito que nao temos estrutura pra lidar com essa tão "sonhada" riqueza.. pq se tívessemos.. nao sonharíamos tanto em seguir o mal exemplo dos Estados Unidos, como vooce msma disse ..
ÓTIMO texto .. concordo plenamente com cada palavra escrita.
Beijos, beijos.

Cris . disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris . disse...

Quando a ultima arvore tiver caído,
Quando o rio tiver secado,
Quando o último peixe for pescado...

O homem vai entender que dinheiro NÃO se come.

Otimo texto thai, mt bons os argumentos,
tudo isso é triste e deprimente .

Anônimo disse...

É isso aí Thaíse você é fodástica *_*
# Mih Brandão

Naath disse...

ooi,que bom que gostou do DB,
volte sempre,viu?

Faço encomendas de templates p. blogger (blogspot) com ou sem link-me,award e destaque,voc escolhe . selinhos,os mesmos que falei ai em cima . fundinho p. twitter . plakinha de aniversário .

:DD'